quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Guerras

Desde o secundário que me habituei a turmas onde reinava o sexo feminino.  No secundário, eram mais que as mães. Mais ou menos cinco raparigas para cada rapaz. Sei bem as dores de cabeça que isso traz. Sim, porque uma turma maioritariamente de raparigas é uma chatice. Há sempre grupinhos, há sempre o diz que diz, brigas e até mesmo puxões de cabelos. Certo ? No secundário foi assim. Também é verdade que ainda éramos umas pitas. Sempre tentei ser neutra e quando o verniz estalava juntava-me aos rapazes. A verdade sempre me relacionei melhor com rapazes do que com raparigas. Não se trata de relacionar,na verdade tenho grandes amigas e  grandes amigos, mas o meu grande amigo, aquele desde sempre e para sempre,  é gajo... como hei-de explicar... acho que as minhas amizades com rapazes sempre foram mais sinceras do que com as raparigas. Nós somos mesmo mázinhas umas para as outras.  Faz parte . 
Quando fiz a minha especialização, e embora houvesse muita mulherada, havia mais equilíbrio  E a turma era bastante unido... Mas sempre havia aquelas que falavam mal das outras e as conversinhas de treta. Mas nada de por aí alem. Pensei eu, " isto com a idade e experiência, as coisas vão acalmando... ".  Tretas !! 
Este ano, considero que tenho uma turma bastante adulta. A aluna mais nova deve ter 20 anos e a mais velha 50. A média deve rondar os 25 anos.  E sorte das sortes, até são mais os rapazes que as raparigas. "Sossego!! "Pensava eu, até à semana passada. Não é vir para aqui falar mal, até porque não me considero melhor que ninguém. Mas nunca antes tinha assistido a tanto despique por causa das notas. Eu passo a explicar as regras : Há dois grupos e um quer ser melhor que o outro. Obvio macaca !! O Grupo é unido e só fala entre si. Existe sempre um elemento mais forte, ou seja, mais inteligente, que ajuda os restantes. Mas só e apenas os "restantes" do grupo. Nada de socializar com o outro grupo ou mesmo com os outros colegas, tipo eu, sem grupo. 
Bem, confesso que ás vezes me sinto no jogo de pc, qualquer coisa fora do real. A sorte disto é que há sempre alguém, maioritariamente rapazes, a viver a realidade. Depois há aqueles meio revoltados que acham mal aqueles esquemas todos, os jogos, os grupos e apelam pela união da turma. E apesar da boa fé, acabam por se lixar e comprar uma guerra barata com um dos grupos, ou mesmo com os dois. E se os grupos se juntam pra o deitar a baixo, ai sim, esta lixado. 

Eu sou aquela que acha graça a isto tudo. E ás vezes o ombro amigo que ouve as queixas e tenta ser solidária com a causa.

Passo a citar uma cena ocorrida hoje em plena aula ...

Um colega meu, anti-grupo:
Eu vou estudar tanto, mas tanto que vou ser melhor que os melhores !! ( em voz alta para se fazer ouvir)
Uma colega, de um dos grupos:
Dor de cotovelo é lixada.
O tal colega, anti-grupos, mais tarde no facebook :
Viste "macaca" o que ela me respondeu ? Mas eu vou ser melhor que ela !!
A macaca  fofinha na paz :
Acho muito bem que estudes e tires boa nota, mas tens de fazer isso por ti. 

(...)

É só para verem a minha situação. E sim, isto passa-se mesmo numa universidade no nosso país. Universidade, não confundir com infantário !! 

1 comentário: